quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Glu glu glu, abram alas para o peru

Acabei de ler um livrinho sobre as aves para o Lean. É um livro fofo que ele ganhou do vô jacaré. Conta sobre as aves e dá pra ouvir o som de cada um. Aí tem o peru. E foi ele que me levou direto para o ano de 1990, na Escola Estadual Nilo Póvoas, em Nobres, interior de Mato Grosso.
A professora de Lingua Portuguesa se chamava Lucila. Ela sempre mandava fazer cópia de textos como tarefa de casa. Eu, esperta que era, sempre copiava um texto que estava no nosso livro. E o bendito texto era bem curtinho e falava de um peru exibido. Ana Paula, Ankh, Renata, vocês lembram desse texto? Ai vai:

Glu! Glu! Glu! 

Abram alas pro peru! 

Glu! Glu! Glu! 

Abram alas pro peru! 

O peru foi a passeio 

Pensando que era pavão 

Tico-tico riu-se tanto 

Que morreu de congestão 

O peru dança de roda 

Numa roda de carvão 

Quando acaba fica tonto 

De quase cair no chão 

Glu! Glu! Glu! 

Abram alas pro peru! 

Glu! Glu! Glu! 

Abram alas pro peru! 

O peru se viu um dia 

Nas águas do ribeirão 

Foi-se olhando, foi dizendo 

Que beleza de pavão 

Centenário

Hoje a Isabela completa 100 dias de vida! Quiçá ela complete 100 anos de vida. Podemos até pensar nisso, uma vez que a expectativa de vida está aumentando e que a bisavó dela, dona Oristalina, viveu até os 90 e a tataravó, dona Angelina, até os 97. As chances são boas.
Isa é a raspinha do tacho, a terceira filha de um casal que vem de mãe e pai com famílias pequenas. O André tem apenas uma irmã. Eu sou filha única e sempre quis ter um irmão mais velho, principalmente para me defender no colégio. Mas como o irmão mais velho nunca veio (acho que traumatizei meus pais), eu tinha que 'fazer justiça' com as próprias mãos - e isso inclui até brigar de soco na escola com os meninos que ficavam perturbando. Durante a infância convivi muito com meus primos, tios e tias e isso me fez adorar família grande.
Bom, gostei tanto que aqui estou: rodeada de criança e quase querendo férias da licença maternidade! Eita molecada boa pra dar trabalho! Mas meu coração é só alegria e orgulho dos três filhotes queridos.
Então, a comemoração de hoje não é só pelos 100 dias da Isa. É também pelos 13 anos da Maria Julia, minha companheirinha que me fez estreiar no universo da maternidade. E pelo Lean que me fará entender o pensamento dos meninos!